A raça do boi Red Angus

A raça do boi Red Angus

raça do boi Red Angus foi registrada em 1862, na Escócia. No entanto, foi definida anos antes a partir do cruzamento do gado mocho do condado escocês de Aberdeen com uma vaca do condado de Angus. O primeiro reprodutor da raça registrado no Brasil foi importado do Uruguai em 1906 e o primeiro produto nacional, batizado de “São Paulo”, foi negociado ainda no ventre em 1914.

A sua criação começou a se desenvolver no Rio Grande do Sul. Contudo, aos poucos se espalhou pelo resto do País, se tornando a principal alternativa para a cruza com raças zebuínas, pois oferece maior eficiência para a pecuária e proporciona melhor qualidade para a carne brasileira.

Os primeiros 30 anos de Aberdeen Angus no País viram somente 44 animais registrados. Na década de 1960, produtores gaúchos criaram a Associação Brasileira de Angus e houve um crescimento na raça. O rebanho passa de 150 mil animais de pura origem (PO) e 330 mil de puro por cruza (PC). Além disso, foi criada a raça Brangus, fruto do cruzamento do Red Angus com os zebuínos, com mais de 10 mil cabeças registradas.