Pecuária

Pecuária é a atividade econômica responsável pela criação de diferentes tipos de animais.

Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. A história da pecuária está ligada aos primórdios do planeta, quando os seres humanos domesticaram os animais, principalmente para facilitar a obtenção de alimentos e insumos.

Atualmente, a pecuária é uma atividade moderna e muito importante para a sociedade. Ela é responsável pelo fornecimento de alimentos para a população. As modalidades de pecuária são a extensiva e a intensiva. Já as tipologias da pecuária são a leiteira e a de corte.

O Brasil é um dos grandes produtores pecuários de todo mundo, fato que resulta na grande importância econômica dessa atividade para o país. Contudo, a pecuária produz muitos efeitos negativos no meio ambiente, como o desmatamento e a poluição.

Pecuária, termo de origem latina que significa “criação de gado”, é uma atividade de fundamental importância para a humanidade. Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo.

Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

A pecuária pode ser praticada de forma extensiva ou intensiva. A primeira é caracterizada pela utilização de métodos tradicionais, com poucos recursos tecnológicos. O gado é criado solto em grandes extensões de terra. Essa modalidade apresenta baixa produtividade.

Já a pecuária intensiva (moderna) utiliza recursos tecnológicos e métodos avançados para aumentar a produtividade. Entre as características dessa modalidade estão o confinamento do rebanho, inseminação artificial, acompanhamento com veterinários, etc.

Além do consumo da carne, o homem também se beneficia de outros alimentos fornecidos por esses animais, como, por exemplo, o leite. Esse leite é utilizado na fabricação de queijo, manteiga, iogurte, etc.

Outro ponto importante é a obtenção de matérias-primas como o couro e o pelo. Esses produtos são utilizados na fabricação de lã, sapatos, bolsas, carteiras, casacos, cintos, chapéus, entre outros utensílios.

A expansão da pecuária tem desencadeado vários problemas ambientais, pois a vegetação original está sendo destruída para dar lugar às pastagens. Esse fato tem intensificado os desmatamentos e as queimadas. Outro ponto negativo é a compactação do solo causada pelo deslocamento de grandes rebanhos.